segunda-feira, 25 de março de 2013

5 Entrevista exclusiva com Iraneide Rebouças


Olá amigos e amigas! Sejam todos muito bem vindos ao meu blog. É com muito prazer que venho por meio desse espaço proporcionar informações sobre tudo o que acontece em Areia Branca e região, com o intuito de proporcionar a verdadeira face da Noticia e sobre tudo o que se passa em nosso polo Costa Branca.

Para começar, realizei com exclusividade uma entrevista com a ex candidata a prefeita de Areia Branca Iraneide Rebouças que nos revela um pouco de seu lado pessoal, avalia os acontecimentos das últimas eleições na cidade, bem como comenta sobre suas expectativas para o futuro de Areia Branca.



Perfil da entrevistada:

Iraneide Rebouças tem 51 anos, é enfermeira, funcionária pública federal, esposa do Ex-prefeito de Areia Branca, o médico Dr. José Alfredo Rebouças; mãe de três filhos, sendo a primeira Bartira, médica endocrinologista, a segunda Indira, também médica radiologista e o terceiro, Alfredo Neto, Advogado e tecnólogo em Comércio Exterior.

Iraneide foi primeira dama em Areia Branca na Gestão de seu esposo Dr. José Alfredo, sendo ainda nomeada na mesma ocasião como Secretária de Ação social do Município, desempenhando ações que possibilitaram  um trabalho voltado a toda a população em especial aos que necessitavam de um trabalho de inclusão e desenvolvimento social.  Ocupou  ainda o cargo de vice-prefeita na Gestão do Médico Ruidembergue Souto onde na ocasião esta enviou um projeto para ser votado na câmara onde Iraneide optara em atuar como Secretária de Ação social do Município, sendo considerada assim a primeira Vice Prefeita da cidade a assumir uma secretaria.

BLOG: Iraneide, na última eleição de outubro passado em Areia Branca, você recebeu mais de oito mil votos como candidata da oposição, especialmente dos eleitores mais humildes e dos jovens. O que você tem a dizer a seus eleitores?

IRANEIDE: Primeiramente gostaria de agradecer imensamente a todos as pessoas que acreditaram e ainda acreditam em nosso projeto de governo para Areia Branca e votaram pela mudança e nos confiaram tantos votos. E pedir que nunca percam a esperança de uma Areia Branca feliz para todos. Essa luta por uma cidade melhor não acaba numa eleição. Devemos continuar essa luta todos os dias e nunca perder a fé.

BLOG: Iraneide, você como líder natural da oposição em Areia Branca nos fale sobre quais os planos para o futuro político do grupo?

IRANEIDE: Entendo que o grupo deve buscar se fortalecer cada vez mais através de ações conjuntas e fazer uma oposição de forma responsável e construtiva, sem deixar de cumprir seu papel fiscalizador do executivo, cobrando e propondo ações em favor do povo.

BLOG: Como tem sido a sua relação com a bancada de vereadores da oposição, Nazareno Lemos, Alderi Batista, João de Beguinho, Duarte Jr. e Tonho da COHAB?

IRANEIDE: Vem sendo uma relação bastante amigável, até porque sou democrática e respeito à posição individual de cada um, contudo somos um grupo e devemos lutar em conjunto por uma Areia Branca melhor para o nosso povo. Tenho buscado um diálogo franco e aberto com cada um da bancada da oposição e as nossas relações cada dia se fortalecem. A Câmara realizou a sua segunda sessão recentemente e foi por iniciativa da oposição, na pessoa do vereador João de Beguinho que foi solicitado esclarecimentos ao Executivo sobre a problemática da segurança publica e a onda de violência que vem assolando a nossa cidade nesse início de ano. Estamos nos mobilizando para realizar a audiência pública na Câmara Municipal de Areia Branca dia 4 de abril onde estarão presentes, o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado, Coronel Araújo e do Tenente Alvibar, responsável pela segurança pública de nossa região, além do Dep. Estadual Dr. Leonardo Nogueira, representante da Assembleia Legislativa e demais autoridades locais. Essa é uma iniciativa da oposição em Areia Branca.

BLOG: Qual a sua avaliação dos quase três meses do governo de Luana Bruno?

IRANEIDE: Até agora não havia me pronunciado sobre o governo de Luana Bruno, por achar muito prematuro falar de uma administração que acabara de começar. Contudo já se vão quase três meses e não disseram ainda ao povo e a cidade para que vieram. Não podemos esquecer que esse atual governo é continuidade do anterior e que tiveram total liberdade de acesso às informações da prefeitura durante a transição de governo. O governo dela deu início decretando o fechamento dos serviços públicos por 20 dias, numa espécie de “balanço geral”. Considero isso uma falta de respeito muito grande para com os conterrâneos de Areia Branca. A arrecadação do município hoje é de mais de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões) por mês e pergunto: Onde estão sendo investidos esses recursos? Desde o início desse governo, temos visto uma crescente escalada da violência que tem deixado à cidade e sua gente assustados e com medo. O sentimento que tenho e que também é compartilhado por boa parte da população é que não existe governo sério. A evasão escolar continua altíssima e não vemos ações práticas como a valorização do professor e estímulo ao Jovem estudante para reverter esse quadro.

BLOG: As comunidades da zona rural, como Serra Vermelha, Reformas 1, 2, 3, Santos Reis, Casqueira, Entrada, Redonda, Morro Pintado, São Cristóvão e Ponta do Mel vem sofrendo há muito tempo com a falta de água. O que você pense sobre isso?

IRANEIDE: Tenho um enorme carinho pelo povo das comunidades rurais de Areia Branca. A água é uma necessidade básica do ser humano e o poder público não pode negligenciar nesse assunto. Estive pessoalmente na Governadoria do Estado onde fiz uma série de revindicações a Sonali Rosado e também a Isaltino Guedes, Secretário Adjunto de Recursos Hídricos, como a perfuração de poços profundos em Ponta do Mel, Morro Pintado e Entrada. Para São Cristóvão, pedi mais um dessalinizador, pois ocorrendo a quebra de um, o outro poder substituir, sem causar grandes transtornos à comunidade. Solicitei ainda providências para instalação de canalização para levar água à comunidade de Serra Vermelha.
   
BLOG: Areia Branca sofre muito por falta de uma política pública séria de emprego e renda, além da ausência de cursos de qualificação Técnica e profissional. Como resolver essa equação econômica-social?

IRANEIDE: A prefeitura pode batalhar pela instalação de empresas e indústrias na cidade, oferecendo isenção fiscal as mesmas como contrapartida e assim gerar muitos empregos e renda.  O comércio local precisa ser estimulado, para impulsionar as vendas e crescer a valorização pelos produtos oferecidos aqui. Hoje a maioria das pessoas se dirige a Mossoró para realizar as suas compras e o dinheiro fica por lá. Não existe organização no comércio de pescado e boa parte do que é produzido aqui, acaba nas mãos de atravessadores.  A cidade de Grossos hoje dispõe de vários cursos superiores, técnicos e tecnológicos e Areia Branca, de forma inexplicável, não consegue desenvolver a educação. O que vemos diariamente é jovem tendo que ir estudar em outras cidades da região e até fora do estado. O ideal é que esse quadro pudesse ser amenizado através de uma política séria voltada para a educação e qualificação das pessoas e principalmente dos jovens que em sua grande maioria se encontram na ociosidade.

BLOG: A cidade tem um enorme potencial turístico, contudo Areia Branca não tem quase nenhuma infraestrutura para desenvolver esse potencial natural e receber os turistas. Fale sobre isso.

IRANEIDE: Areia Branca tem um enorme potencial econômico através da exploração do turismo sustentável, mas infelizmente nada é feito para se dar uma mínima infraestrutura para desenvolver esse potencial. Temos uma faixa de litoral com mais de 45 km de praias belíssimas e não aproveitamos essas riquezas naturais. O projeto do polo turístico não saiu do papel. Hoje temos na Ponta do Mel uma pousada maravilhosa, mas funciona precariamente. Não existe um roteiro gastronômico na cidade e os poucos comerciantes que oferecem esses serviços, não tem quase nenhum apoio do poder público. É preciso que Areia Branca passe por uma readaptação de um projeto sério que possa impulsionar o desenvolvimento da cidade e das potencialidades que a natureza nos presenteou.

BLOG: Areia Branca vem sofrendo muito com o flagelo das drogas, especialmente com o crack. Em sua opinião, o que deve ser feito para resolver ou atenuar esse drama social que atinge toda a população, especialmente os mais jovens e suas famílias?

IRANEIDE: O problema das drogas, não pode ser tratado primeiramente como caso de polícia e sim social. A inexistência de políticas públicas sérias de prevenção e tratamento dos dependentes, bem como a falta de oportunidades de emprego, educação de qualidade, lazer e esporte em minha opinião são as principais causas dessa epidemia terrível. Viciados e suas famílias têm sido vitimados e toda sociedade sofre com isso. Boa parte dessa onde crescente de violência é causada pelo comércio e uso das drogas. Temos que trabalhar a autoestima dessas pessoas e apontar soluções. Tanto os governos federais como o estadual dispõem de vários programas de prevenção e tratamento. O poder público e sociedade civil organizada tem que juntar esforços e buscar trazer esses programas para Areia Branca. Convênios com clinicas como a Fazenda Esperança que também foi sugerido pela bancada oposicionista através do vereador Tonho da COHAB (DEM), podem ser feitos para atender aos dependentes químicos mais carentes, que não podem pagar pelo tratamento.

BLOG: Mesmo após a reinauguração do Hospital e Maternidade Sarah Kubistchek, a saúde pública de Areia Branca continua precária. Como se explica isso?

IRANEIDE: É o seguinte Aldo, na década de 80, era realizado parto normal e cesariano no Hospital Sarah Kubistchek, inclusive tive os meus três filhos no hospital de Areia Branca e hoje lamentavelmente, não existem mais filhos e filhas naturais de nossa cidade. Isto faz com que o Município perca a sua identidade. Como enfermeira sei que a saúde tem que ser preventiva e curativa. O hospital foi reinaugurado as pressas na véspera da última eleição, ou seja, em outubro do ano passado, e até agora apesar de sua estrutura, não realiza procedimentos simples ou complexos, como exames.  O Raio X ainda não funciona e a maioria das pessoas continua tendo que se deslocar para Mossoró e região para ter um atendimento médico mais adequado. Os pacientes ainda tem que ir para as filas na madrugada para conseguir atendimento ambulatorial nos postos de saúde.

BLOG: Iraneide e para finalizar; qual a sua mensagem para o povo de Areia Branca?

IRANEIDE: Peço a todos que se encham de fé e esperança por dias melhores e continuem a exigir seus direitos de cidadãos e cidadãs. Não temam em exigir que os governantes cumpram o que prometeram e tenham vontade política de lutar pelo desenvolvimento de nossa cidade. Eu, Iraneide Rebouças estarei sempre à disposição de vocês para ajudar e lutarmos juntos por uma cidade mais humana, justa e solidária. Por uma Areia Branca Feliz para todos!

Deixo o meu abraço fraterno a todos vocês e intercedo ao nosso senhor Deus para que Ele possa trazer a paz para nossa Areia Branca e que o amor e a união prosperem em cada lar da nossa cidade.

5 comentários:

  1. Aldo Almeida, como anda a linda cidade de Santos? Espero obter resposta. (Babão pior que Jailton - *RISOS*)

    ResponderExcluir

 

Aldo Almeida - Direto ao assunto! Copyright © 2013 - |- Desenvolvido por: Gildson - |- seu site nas melhores mãos GSites