quarta-feira, 8 de maio de 2013

0 A saúde continua doente em Areia Branca!

Foto: Zona Fashion. 


Com a reinauguração realizada as vésperas das últimas eleições municipais em Areia Branca no mês e outubro passado, o Hospital Sarah Kubitschek parecia um sonho para milhares de areia-branquenses que vinham sofrendo há mais de uma década com o atendimento médico hospitalar precário e instalado provisoriamente nas dependências de uma antiga pousada.

O palanque foi montado, inclusive com convites para a população irem visitar as instalações antes mesmo da reinauguração, uma espécie de “museu da saúde”. Quem passava por lá, ficava impressionado com a estrutura do prédio e dos equipamentos, como o R-X.

Passados mais de sete meses da reinauguração, nem mesmo um parto cesariano foi realizado. Continua tudo na mesma, ou seja, só tem injeção de benzetacil, dipirona e voltarem. Exames simples ainda são encaminhados para unidades de saúde da cidade vizinha de Mossoró e se você precisar de um R-X, esqueça, ainda não funciona.

Foto: Costa Branca News

Alegando problemas na instalação elétrica do Hospital Sarah Kubitschek,  o R-X nunca tirou uma chapa sequer. O mais difícil foi conseguido, ou seja, a aquisição do aparelho e o mais simples, a instalação elétrica, nada feito. Será que a concessionária de energia elétrica não tem pessoal capacitado para resolver essa “difícil missão”? Ou será que o problema é de gestão na manutenção do hospital?

É de suma importância que a atual gestão pública municipal de Areia Branca venha a público e explique a população que sofre a tanto tempo por falta de atendimento digno de saúde, os motivos pelo qual, o R-X ainda não passou a operar. É importante que também se diga, o por que de não haver realizações de partos em nossa cidade.

É fácil encontrar nas redes sociais e grupos de Areia Branca no facebook, inúmeras  reclamações de munícipes insatisfeitos com a situação precária que vem passando o hospital e até mesmo, denúncias assédio moral aos funcionários por parte da direção.

A seguir passo a expor uma reclamação de uma mãe que teve o atendimento médico da filha, negligenciado:

No dia 27 de abril, dia de sábado, uma criança de cinco anos, do sexo feminino sofreu uma queda ao brincar no playground (parquinho) na Praça Luiz Batista e feriu seu órgão genital. Preocupada com a saúde da sua filha, já que no dia seguinte havia sinais de sangramento, a mãe da criança, Poliana França Ramalho, a levou ao hospital e no  dia 28 por volta das 10 horas da manhã  foi atendida pela médica Cintia. A mãe disse que a médica falou que o caso não era de urgência e nem emergência e que não iria fornecer guia de encaminhamento para Mossoró, mas que ela fosse com a menina por conta própria.

Poliana diz que foi pra Mossoró e lá chegando teve dificuldades em consultar a filha, justamente por não ter a guia. A mesma diz ainda que ligou pra rádio local para reclamar da falta de profissionalismo e humanismo da médica e não foi atendida e por esse motivo, resolveu procurar esse Blog pra fazer a denúncia de negligência médica contra Dra. Cintia. Pede que a direção do hospital apure os fatos e lhe dê uma satisfação do que foi feito e resolvido.

Saúde é um direito do cidadão e cidadã e dever do estado, do poder público, assim assegura a nossa Constituição. Portanto, não pode ser negligenciada e negada. Como guardiã da Lei, a justiça tem que fazer a sua parte e exigir esclarecimentos da Prefeitura Municipal do por que tão precário o atendimento de um hospital que deveria ser “modelo”.

Como fiscais do Poder Executivo, o Legislativo Areia-branquense têm por obrigação solicitar  e até mesmo exigir o comparecimento dos gestores ao Plenário da Casa para dar esclarecimentos e mostrar soluções aos inúmeros problemas apontados pela população, pois o sonho pintado de “amarelo e verde”, hoje está se tornando um pesadelo para quem precisa de atendimento médico, ambulatorial e hospitalar com dignidade.



0 comentários:

Postar um comentário

 

Aldo Almeida - Direto ao assunto! Copyright © 2013 - |- Desenvolvido por: Gildson - |- seu site nas melhores mãos GSites