segunda-feira, 6 de maio de 2013

0 Fazenda da Esperança, um pedacinho do céu na Serra do Mel


Foi assim que o recuperando Marcos Vinícius, hoje monitor voluntário da Fazenda Esperança definiu o lugar onde está há dois anos.



  

No dia 02 de maio último, a APAN – Associação de Proteção e Apoio aos Necessitados, retomando as suas atividades, fez uma visita a Fazenda Esperança Dom Bosco – Serra do Mel/RN para conhecer a comunidade terapêutica de tratamento e recuperação de dependentes químicos. A comitiva contou com a presença de Iraneide Rebouças, Fátima Luz Lemos, Dra. Silvia Vitorino, Aldo Almeida e Aldo Melo, vice-presidente da entidade.


O grupo foi recepcionado cordialmente pelo jovem Caio, responsável interino da unidade. O mesmo apresentou as propostas e objetivos da Fazenda Esperança através de um vídeo e palestra. Logo em seguida, os membros da APAN ouviram o testemunho de vida e superação do vicio das drogas de dois jovens, Marcos Vinícius e Elielson. Este último, ainda em tratamento.


Caio explicou que a filosofia de tratamento da Fazenda da Esperança está baseada no tripé: espiritualidade, convivência e trabalho. A unidade conta com uma capela e todos se reúnem pra orar, meditar e cantar, proporcionando comunhão entre eles. Além disso, eles contam com quadra de esportes, biblioteca e amplos alojamentos. Cada um tem atividades e responsabilidades, disse.




 A comunidade é autossustentável e dispõe de padaria própria, horta orgânica, plantação de cajueiros, fábrica de doces e beneficiamento da castanha de caju. O programa de recuperação dura 12 meses, baseado no trabalho, como fonte de autoestima, e na vida em comunidade, respeitando o espaço do próximo, como instrumento de mudança de valores, sob a luz da espiritualidade do evangelho, com moral e princípios, levam a uma alteração de mentalidade e comportamento.


De acordo com Caio, cerca de 80% são recuperados após o tratamento e muitos deles continuam na Fazenda como voluntários e monitores. Mais de 15 mil jovens já foram recuperados no Brasil e no mundo através desse trabalho, disse.


Iraneide Rebouças explicou que a visita da APAN a Fazenda da Esperança, serviu para conhecer melhor o trabalho deles e assim, firmar futuramente, uma parceria entre as duas entidades, visando ajudar os dependentes químicos de Areia Branca e suas famílias. De acordo com Iraneide, a violência que vem assombrando Areia Branca em boa parte é fruto da ausência de políticas sociais públicas sérias, como saúde, educação, esporte, cultura, lazer, geração de emprego e renda principalmente de um plano municipal de prevenção e tratamento de dependentes químicos.    A juventude está vulnerável as drogas e a criminalidade, disse.


Foi louvável a audiência pública na Câmara Municipal e também a audiência da prefeita Luana Bruno, vereadores e empresários locais com o secretário de segurança, Aldair Rocha pra tratar da violência em Areia Branca e espero que surta algum resultado prático.  Contudo, reafirmo que precisamos cuidar melhor da nossa juventude, com mais carinho e amor e não apenas com repressão policial.


Ao ouvir tantos testemunhos de superação e recuperação das drogas desses jovens, nos enchemos de esperanças e acreditamos que é possível vencer esse mal que tanto fragiliza e destroem os nossos jovens e suas famílias. A APAN estará desenvolvendo projetos no sentido de ajudar e somar nesse grande esforço coletivo de prevenção e tratamento dos dependentes químicos da nossa amada Areia Branca, conclui Iraneide Rebouças.



Essa unidade da Fazenda Esperança, localiza-se na Rua Dom Bosco, 10 – Vila Brasília – CEP.: 59.663-000 – Serra do Mel/RN

Informações e contatos:

Telefones (84) 3334-0015 – (84) 9638-1100 – (84) 8875-0084 e (84) 8753-8715


Website: www.fazenda.org.br

0 comentários:

Postar um comentário

 

Aldo Almeida - Direto ao assunto! Copyright © 2013 - |- Desenvolvido por: Gildson - |- seu site nas melhores mãos GSites