sábado, 25 de maio de 2013

0 Ufersa terá curso de Medicina a partir de 2016

Mossoró

Por Redação em 24/05/2013 às 23:12

Para cada vaga disponibilizada pela Universidade, a cidade deve ter cinco leitos de UTI do SUS




O sonho em implantar o curso de Medicina na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) está cada vez mais perto de se tornar realidade. Ontem, o Ministério da Educação (MEC) enviou a notícia com a aprovação do projeto político pedagógico para a implantação do curso de Medicina e a expectativa é que, já em 2016, a Universidade ofereça 30 vagas do novo curso, no campus central, em Mossoró.

De acordo com José de Arimatea de Matos, reitor da Ufersa, o MEC enviou a notícia com a aprovação do projeto político pedagógico para a implantação do curso de Medicina na Universidade. Ele avisa que assim como os outros cursos as vagas serão obtidas através das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Arimatea de Matos explica que a primeira turma vai ingressar em 2016, com 30 alunos, e, no ano seguinte, em 2017, mais 30 vagas serão ofertadas. E só a partir de 2018 que serão ofertadas 60 vagas.

“Agora vamos trabalhar para fazer o orçamento e depois construir toda a estrutura. O MEC só vai liberar o início do curso quando toda a estrutura estiver pronta. Em 2014, o MEC vai liberar o orçamento, em 2015 a estrutura será concluída e em 2016 iniciamos o curso”, comenta.

Segundo as determinações do Ministério, para cada vaga disponibilizada pelo curso de Medicina será preciso que a cidade tenha cinco leitos do SUS. José de Arimatea revela que a Ufersa vai realizar convênios com hospitais para poder ter as vagas de UTIs necessárias para abrir o curso.

Além das vagas, o quadro de funcionários vai aumentar. Em 2015, a Ufersa vai abrir concurso com 60 vagas para professor e 30 vagas de técnico administrativo. Após a implantação do curso de Medicina, o reitor pretende aumentar os cursos da área de saúde e pretende trazer Psicologia, Odontologia e Nutrição.

O Centro de Saúde da Ufersa será composto por 60 docentes, e uma estrutura dotada de biotérios, sala de aula, sala para professores, laboratórios, auditórios e acervo bibliotecário. “Vamos começar nessa área de saúde do zero e teremos muitos gastos para estruturar. Essa é uma das áreas que a Ufersa vai investir”, informa.
  
Ufersa atende os requisitos para ter curso de Medicina

O reitor José de Arimatea garante que tanto a cidade de Mossoró quanto a Ufersa cumprem todas as exigências para a instalação do curso de Medicina. Ele revela que a disponibilização de 661 leitos pelo SUS são suficientes para atender 133 vagas. Hoje, por meio da Uern, são apenas 26 vagas para Medicina.

Além dos leitos, a cidade dispõe de cinco Centros de Atenção Psicossocial – CAPS - e certificação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica. Outra exigência é a residência médica em Medicina Comunitária.

Medicina será o 32º curso presencial da Ufersa, que já conta hoje com 20 graduações no Campus Central, 5 em Angicos, 4 em Caraúbas e 2 em Pau dos Ferros. A Ufersa também já recebeu a autorização para a implantação do curso de Educação do Campo, que deverá ser implantado em Mossoró.

Fonte: Jornal Gazeta do Oeste.


0 comentários:

Postar um comentário

 

Aldo Almeida - Direto ao assunto! Copyright © 2013 - |- Desenvolvido por: Gildson - |- seu site nas melhores mãos GSites