domingo, 31 de agosto de 2014

0 Brasil é líder mundial em agressão a professores

Foto: Divulgação

No dia 12 deste mês, o professor de Biologia Carlos Cristian Gomes, de uma escola estadual de Sergipe, levou cinco tiros de um aluno de 17 anos, que teria ficado revoltado com uma nota baixa. Gomes está internado em estado grave e respira por aparelhos. Esta semana, professores do Ciep Pablo Neruda, no bairro Laranjal, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, ameaçaram parar suas atividades em protesto por causa das constantes agressões verbais desferidas por alunos.

Os dois casos recentes de violência contra docentes ilustram pesquisa feita pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que revela que 12,5% dos professores ouvidos no Brasil se disseram vítimas de agressões verbais ou intimidação de alunos pelo menos uma vez por semana. A enquete foi feita em todo o mundo e abordou mais de 100 mil professores e diretores de escolas do segundo ciclo do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (alunos de 11 a 16 anos). O resultado põe o Brasil no topo do ranking de violência em escolas.

“Infelizmente, isso é pura realidade. No Estado do Rio, os professores são vítimas diariamente de vários tipos de agressões físicas e verbais. Tanto que estamos preparando um levantamento sobre o assunto”, diz a professora Beatriz Lugão, diretora do Sindicato dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (Sepe-RJ).
De acordo com ela, o clima de violência nas escolas públicas é desencadeado por diversos motivos.

“Sobretudo pela quantidade insuficiente de professores, falta de inspetores, espaços físicos sucateados e insegurança no entorno. No meio disso tudo, como um para-raio, está o professor”, diz ela.

Os índices referentes ao Brasil são os mais altos entre os 34 países pesquisados, onde a média entre eles é de 3,4%. Depois do Brasil, vem a Estônia, com 11%, e a Austrália com 9,7%. Na Coreia do Sul, Malásia e Romênia, o índice é zero.

Além de ataques, professores convivem com ameaças de morte. É o caso de R., 45 anos, que há dois anos teve que sair do Ciep Estadual Raul Seixas, em Costa Barros, depois de retirar um aluno que fazia bagunça na sala de aula e apanhou dele, da mãe e do irmão do estudante. O caso foi registrado na 39ª DP (Pavuna).

No país, só 12,6% consideram que são valorizados

Para Dirk Van Damme, chefe da divisão de inovação e medição de progressos em educação da OCDE, pela escola estar mais aberta à sociedade, os alunos levam para a aula seus problemas cotidianos. “Essa é uma das possíveis razões pelo quadro revelado pela pesquisa”, argumenta Van Damme.

De acordo com ele, o Estudo Internacional sobre Professores, Ensino e Aprendizagem (Talis, na sigla em inglês), também expôs que somente um em cada dez professores (12,6%) no Brasil acredita que a profissão é valorizada pela sociedade. Nesse quesito, a média global alcançou 31%.

Pela enquete, o Brasil está entre os dez últimos da lista em relação ao assunto. No último lugar aparece a Eslováquia, com 3,9%, seguida de França e Suécia, onde só 4,9% dos professores acham que têm o devido valor perante a sociedade.

A surpresa ficou por conta da Malásia, onde 83,8% dos professores acham que a profissão é valorizada. Cingapura, com 67,6%, e a Coreia do Sul, com 66,5%, também tiveram boas avaliações nesse item. A pesquisa indicou ainda que, apesar dos problemas, a maioria dos professores no mundo se diz satisfeita com a função.

Fonte: Jornal O Dia

0 “Acendeu sinal amarelo na campanha de Henrique Alves”

Renata Lo Prete, do Jornal das Dez, aponta crescimento de Robinson Faria, principal adversário do PMDB


Foto: Facebook

Ex-editora da coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, e atual analista da TV Globo News, a jornalista Renata Lo Prete avaliou na quinta, 29 durante participação no Jornal das Dez, a pesquisa Ibope que mediu a intenção de voto do eleitor potiguar na disputa pelo governo e o Senado nas eleições deste ano. Para ela, em que pese o candidato do PMDB, Henrique Alves, ter alcançado o patamar dos 40%, o resultado da pesquisa “acendeu o sinal amarelo” na campanha do atual presidente da Câmara dos Deputados, uma vez que a principal candidatura adversária, a do vice-governador Robinson Faria (PSD), ultrapassou a casa dos 20%.

De acordo com a analista, o quadro é preocupante para o peemedebista porque Henrique é apoiado por “um número grande de partidos e o segundo colocado, que é o atual vice-governador, que é do PSD, está mostrando um resultado”, ao ultrapassar o patamar superior aos 20% das intenções de voto.

A preocupação, de acordo com a jornalista, se deve ao fato de que a coligação de Henrique está sofrendo algum tipo de desgaste. “No RN com certeza acendeu o sinal amarelo na candidatura do Henrique Alves. Como, as pessoas podem perguntar, se ele está na faixa de 40% das intenções de voto? Por quê? Porque ele está apoiado por um número grande de partidos e o segundo colocado, que é o atual vice-governador, que é do PSD, está mostrando um resultado: já que subiu ao patamar na casa dos 20%. Isso aí preocupa, porque é uma coligação muito grande e é uma coligação que aparentemente está sofrendo algum tipo de desgaste”, avaliou.

A análise de Lo Prete se dá em cima do resultado da pesquisa Ibope, contratada pela Intertv Cabugi e divulgada na noite de quinta-feira, no telejornal “RN 2ª Edição”. Os números do Ibope mostraram Henrique com 40% das intenções de voto, seguido por Robinson, com 28%, Robério Paulino (PSOL), com 2%, Simone Dutra (PSTU), com 2%, e Araken Farias (PSL), com 1%. 17% dos entrevistados responderam ninguém, branco ou nulo, e 10% não souberam responder. A pesquisa ouviu 812 eleitores.

SENADO

Lo Prete avalia que a candidata ao Senado, Wilma de Faria (PSB), poderia ser beneficiada com o crescimento da campanha da presidenciável Marina Silva (PSB). Mas ressalta a dificuldade do fator Marina, tanto para Wilma, quanto para Henrique. Segundo a jornalista, Wilma está empatada com Fátima Bezerra (PT), mas não se beneficiará do bom momento de Marina, porque está num palanque com Henrique Alves, dentro de uma aliança reprovada pela ex-ministra do Meio Ambiente.

Para Lo Prete, o RN será um dos estados em que Marina não virá fazer campanha, para não se aproximar do palanque do candidato do PMDB. “Interessante mostrar que lá (no RN) a candidata ao Senado nessa coligação é do PSB, a ex-governadora Wilma de Faria. E ela está numa disputa acirrada, praticamente empatada, com a candidata do PT, que é a deputada federal Fátima Bezerra. O que é que isso significa? Que Wilma de Faria poderia se beneficiar de uma campanha de Marina Silva por essa chapa nesse estado. Mas Marina Silva não vai lá. O RN é um daqueles estados em que PSB fechou uma coligação com a qual a Rede não concordava e que, portanto, Marina não deve se aproximar desse palanque”, finalizou.

Fonte: Portal JH

sábado, 30 de agosto de 2014

0 Marina põe no papel suas propostas para o Brasil

Programa de governo reafirma pontos como manter o 'tripé econômico'. Propõe ainda Escola em Tempo Integral, Passe Livre para alunos do ensino público, Bolsa Família, 10% da receita da União para a Saúde, fim do Fator Previdenciário e Casamento Gay.


A candidata à Presidência da República pelo PSB, Marina Silva, e o vice, Beto Albuquerque, durante cerimônia de lançamento de seu programa de governo, em São Paulo (Paulo Whitaker/Reuters)
Marina Silva e seu vice, Beto Albuquerque, apresentaram na sexta-feira, 29 o programa de governo de mais de 240 páginas da coligação pela qual disputam a Presidência da República. Trata-se de uma versão ampliada do documento entregue ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em julho, quando Eduardo Campos ainda era o candidato da chapa. A agenda econômica ganha destaque no texto por ser justamente o segmento que suscita maior preocupação hoje — e também para 2015. A equipe de Marina, capitaneada pelo economista Eduardo Giannetti da Fonseca, redigiu pouco mais de 50 páginas de um programa econômico que resgata a ortodoxia perdida nos governos petistas, detalhando mudanças estruturais que podem ser feitas se a ex-senadora for eleita presidente. Se, no discurso político, Marina preferiu destacar medidas com maior apelo popular, como o passe livre para estudantes e o aumento da verba para a Saúde, a pauta econômica evidencia uma ânsia por ajustes e liberalização de mercado. O programa não mostra, no entanto, como um possível governo peessebista faria para equalizar um ajuste fiscal imprescindível com o aumento de gastos sociais.

Na apresentação, o partido faz uma homenagem a Campos para deixar registrado que ele participou e revisou até as últimas versões do texto, que é dividido em seis eixos principais que já haviam sido divulgados pelo PSB como bases das propostas de governo. São os seguintes: Estado e Democracia de Alta Intensidade; Economia para o Desenvolvimento Sustentável; Educação, Cultura e Ciência, Tecnologia e Inovação; Políticas Sociais, Saúde e Qualidade de Vida; Novo Urbanismo, Segurança Pública e o Pacto pela Vida; Cidadania e Identidades.

Leia também: O que esperar da equipe econômica de Marina

No centro da cartilha, os candidatos reafirmam o compromisso com pontos já adiantados ao longo da campanha, como o "tripé econômico" – sistema composto por meta de inflação, câmbio flutuante e rigor fiscal — e a independência do Banco Central garantida por lei. Hoje, o presidente do BC, apesar de ser técnico, é nomeado pelo governo, assim como toda a sua diretoria. Segundo o texto, a falta de autonomia do BC faz com que o órgão não tenha, necessariamente, compromisso com o cumprimento da meta de inflação, algo que contribui para a perda de credibilidade da economia brasileira.

A equipe de Marina propõe ainda a criação de Conselho de Responsabilidade Fiscal, um órgão teoricamente independente do governo cuja função é avaliar o cumprimento das metas fiscais e a qualidade dos gastos públicos. Tal mecanismo tem clara inspiração no comitê orçamentário dos Estados Unidos, que não é partidário. Ainda que Republicanos e Democratas se engalfinhem para conseguir aprovar ou vetar gastos, há um time técnico e isento por trás que apresenta os números tal como são. E, em muitos casos, suas projeções são alinhadas com as do Fundo Monetário Internacional (FMI).

O eixo principal do programa econômico é, segundo o texto, diminuir o peso do estado (e das estatais) na economia e estimular o desenvolvimento do mercado de capitais como motor de financiamento de projetos — em especial os de infraestrutura. Sobre as estatais, o documento afirma claramente a intenção de "eliminar a prática de usá-las como instrumento de política macroeconômica". Subsídios a setores específicos também são alvo de críticas no programa, pois "reduzem a eficiência na alocação de recursos e comprometem o crescimento econômico, entre outras coisas, por causa das incertezas geradas quanto a preços relativos". O objetivo final desse novo modelo é aumentar a competitividade e eficiência das empresas. "Deixar a economia respirar", diz o texto.

O detalhamento proposto é visto como o ideal para uma economia de mercado. Contudo, o que Marina não explica é se, caso se eleger, retirará, de fato, todos os estímulos já colocados em prática pelo governo atual, como o Inovar-Auto no setor automotivo e as desonerações tributárias concedidas a setores específicos da economia. Há ainda as políticas de conteúdo nacional no setor de óleo e gás e a política de compras governamentais, que permite que o governo pague mais caro por produtos fabricados no Brasil do que por importados, mesmo em caso de licitação. Trata-se, assim, de um programa que, para ser implementado, terá de desconstruir decretos e leis já aprovadas no Congresso.

Conseguir apoio para empreender mudanças é um dos pontos que mais suscitam dúvidas em relação à candidatura da ex-senadora. Segundo seu programa, uma reforma política é imprescindível para que as promessas saiam do papel. Além de propor mudanças no modo de escolha do Legislativo – como a defesa da candidatura avulsa –, o texto defende que o Estado precisa se modernizar por meio do fortalecimento de suas instituições. Nesse âmbito, Marina defende proposta semelhante à de seu adversário Aécio Neves (PSDB): o fim da reeleição e coincidência dos mandatos, com duração de cinco anos. Tais mudanças, segundo a candidata, viram uma "maior participação popular", de modo a haver uma "democratização da democracia".

Mais vago que o programa econômico, o texto político afirma que é preciso mudar as regras para a competição entre os partidos, especialmente os modos de financiamento de campanha. Valendo-se das manifestações de junho de 2013, o programa aponta ainda que é preciso criar novos mecanismos de participação, com o uso da tecnologia, além de fortalecer os já existentes, como plebiscitos, consultas populares e conselhos sociais. "As manifestações recentes demandam que se ampliem os espaços públicos de discussão, maior inserção nos processos políticos e exercícios de cidadania", diz o texto, num tom de manifesto "sonhático".

Leia outros pontos defendidos pelo programa do PSB:

Saúde – O programa sugere a criação do Saúde +10, que já havia sido anunciado pelo partido. Com a medida, é previsto que 10% da Receita Corrente Bruta do país sejam destinados a ações na área de saúde. Sobre o aborto, o programa não fala em legalização, mas destaca a necessidade de consolidar no Sistema Único de Saúde (SUS) “os serviços de interrupção da gravidez conforme legislação em vigor”.

Educação – O programa prevê medidas na área de educação para valorizar o professor e ampliar o acesso ao ensino. A escola e tempo integral, uma das principais bandeiras de Campos durante seu governo em Pernambuco, também é listada. Outra proposta implementada em Pernambuco e que está prevista no plano e governo é o programa “Ganhe o mundo”, que promove o intercâmbio para estudantes do ensino médio da rede pública. As propostas não trazem metas muito claras para a educação, mas os candidatos se comprometem a acelerar a implantação do Plano Nacional para a Educação (PNE), que já foi aprovado pelo Congresso Nacional e garante 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação. Sobre as cotas raciais, os candidatos veem a medida como temporária. “Reafirmar importância das cotas para a população negra brasileira, como medida temporária, emergencial e reparatória da dívida histórica, com data prevista para terminar”, diz o texto.

Casamento gay – No programa, consta a defesa do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Por ser evangélica, Marina é frequentemente questionada sobre sua posição sobre o casamento gay. Ela vinha afirmando que defende a garantia dos direitos civis ao casamento de pessoas do mesmo sexo, mas que cabe a cada igreja aceitar ou não a união. "Não podemos mais permitir que os direitos humanos e a dignidade das minorias sexuais continuem sendo violados em nome do preconceito. O direito de vivenciar a sexualidade e o direito às oportunidades devem ser garantidos a todos, indistintamente", diz uma parte do programa divulgado hoje.

Bolsa Família – Sobre o Bolsa Família, Marina defende que o programa seja uma política pública de Estado, “assegurando sua continuidade mesmo com as alternâncias do governo”. O programa acrescenta ainda que a intenção é incluir no Bolsa Família todas as famílias cujo perfil preencha os critérios do programa.

Fator previdenciário – O fim do fator previdenciário, que define idade mínima para aposentadoria, também aparece entre as propostas de Marina. Embora não deixe claro como pretende modificar o sistema, a candidata se compromete a rever a regra. “A coligação Unidos pelo Brasil propõe a busca de alternativa ao fator previdenciário que concilie os princípios de justiça – beneficiando quem mais cedo começou a trabalhar, computando tempo suficiente para o custeio do seu benefício, e evitando, ao mesmo tempo, a imprevisibilidade derivada do fator previdenciário, que sofre alteração a cada ano, à medida que se eleva a expectativa de vida da população. Uma fórmula numérica que elimine o fator negativo, ou seja, a redução do benefício, a partir de certo patamar, parece ser defensável e suficiente para mitigar os efeitos perversos do fator.

Fonte: Talita Fernandes/Veja

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

0 Marina empata com Dilma e já é favorita diz Datafolha

Foto: Divulgação

A candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, ganhou 13 pontos porcentuais em onze dias e empatou com a presidente Dilma Rousseff (PT) na liderança da disputa com 34% das intenções de votos, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira pela TV Globo. O candidato do PSDB, Aécio Neves, caiu cinco pontos e agora está com 15%. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Pastor Everaldo, do PSC, tem 2% das intenções de voto, um ponto a menos do que na rodada anterior. Outros 7% dos entrevistados afirmaram que pretendem votar em branco ou nulo e 7% não souberam responder.

De acordo com o instituto, Marina Silva venceria Dilma em um eventual segundo turno por dez pontos de diferença – 50% a 40%. Na sondagem anterior, a diferença entre elas era de quatro pontos.


0 Salinas Casa Show fará 1º aniversário em ritmo do Arrocha


A Casa de Shows Salinas em Grossos/RN irá celebrar o seu primeiro aniversário no domingo, dia 14 de setembro, a partir das 17 horas com as Bandas Polentinha do Arrocha e Som do Nata. Ingressos antecipados podem ser adquiridos no Mercadinho O Sacolão ao preço único de R$ 20. 

O clube Salinas tem se firmando ao longo desse primeiro ano de existência como um dos melhores espaços de shows da região, com uma estrutura de palco muito boa e salão excelente. Não deixa a desejar em nada para outras casas do gênero. Parabéns ao Salinas de Grossos. 

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

0 Wilma e Fátima empatadas na disputa pelo senado, diz Ibope

Foto: Divulgação

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (28) revelou que  disputa ao Senado Federal tem um empate técnico entre duas candidatas: a vice-prefeita de Natal, Wilma Faria (PSB), pontuou com 35% das intenções de voto, contra os 34% da deputada federal Fátima Bezerra (PT).

Roberto Ronconi (PTC) e Ana Célia (PSTU) registraram 2% das intenções de voto cada um, enquanto Porfessor Lailson (PSOL) marcou 1%.

Os votos nulos e brancos somaram 17% e os indecisos foram 9%.

Na pesquisa anterior, Wilma Faria (PSB) obteve 39% das intenções de voto; Fátima Bezerra (PT) marcou 29%. Roberto Ronconi (PTC) 3% e Ana Célia (PSTU), 2%. Votos brancos e nulos somaram 20% e indecisos, 8%.

Disputa pelo Governo do Estado

Pesquisa Ibope aponta a liderança de Henrique Eduardo Alves (PMDB) na disputa pelo governo do Rio Grande do Norte.

Segundo o levantamento encomendado pela emissora de televisão Inter TV Cabugi (afiliada da Rede Globo no Estado), o presidente da Câmara dos Deputados obteve 40% das intenções de voto, enquanto o vice-governador Robinson Faria (PSD) registrou 28%.

Os candidatos Simone Dutra (PSTU) e Robério Paulino (PSOL)  aparecem na pesquisa com 2% cada um. Araken Barbosa Farias (PSL) registrou 1%

Os votos brancos e os nulos somaram 17% e indecisos, 10%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento ouviu 812 pessoas, entre os dias 25 e 28 de agosto.

Segundo o Ibope, o nível de confiança é estimado em 95%, A pesquisa foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o protocolo RN-00016/2014.

 Pesquisa anterior

Esta é a segunda pesquisa Ibope divulgada no Rio Grande do Norte para medir as intenções de voto da população ao governo do Estado e aos candidatos ao Senado Federal.

No primeiro levantamento, Henrique Eduardo Alves (PMDB) apareceu com 36% e Robinson Faria (PSD) com 21%. Simone Dutra (PSTU) obteve 2% e Robério Paulino (PSOL), 1%. Araken Barbosa Farias (PSL) não pontuou. Brancos e nulos somaram 27% e indecisos, 11%.

Rejeição

A pesquisa mediu a taxa de rejeição dos candidatos ao governo do Estado (em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum).

A maior rejeição é a do candidato Henrique Eduardo Alves (PMDB) com 29%; em seguida vem Araken Farias (PSOL), com 28%; em terceiro lugar está Robinson Faria (PSD) com 26%, e em quarto está Simone Dutra (PSTU), com 22%.

O candidato Robério Paulino (PSOL) é o menos rejeitado, com 18%.

O levantamento apontou ainda que 18% dos entrevistados declararam que poderia votar em todos os candidatos, enquanto 17% não sabem ou não responderam em quem votariam.

A atual governadora potiguar não concorre à reeleição em outubro. Sua candidatura foi vetada pelo partido Democratas em junho --em votação, a sigla decidiu abrir mão da candidatura própria para fortalecer a chapa proporcional e ampliar a aliança com outras legendas.

0 Cocaína pode ser encontrada em 86% das cédulas de 2 reais

Estudo do Instituto de Criminalística mostra como a droga está disseminada

Foto: Reprodução


Oito em cada dez notas de R$ 2 que circulam no comércio de Belo Horizonte estão contaminadas por cocaína.

O estudo foi feito pelo Instituto de Criminalística da Polícia Civil de Minas Gerais, e por alunos do Centro Universitário Una. Das 50 notas coletadas em padarias, lanchonetes e outros estabelecimentos do centro da capital, 43 (86%) apresentaram resíduos do entorpecente.

O percentual se aproxima do índice revelado em outros levantamentos feitos pelo país afora. Um deles, realizado em 2009 pela Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, identificou rastros de cocaína em 90% do dólar norte-americano e em 80% do real do Brasil (foram analisadas dez notas).

“O dado mostra como a droga, embora pareça invisível para muitos, está presente em nosso ambiente social e cada vez mais pulverizada pelo tráfico”, afirmou o coordenador da pesquisa e chefe do Laboratório de Física e Química Legal do Instituto de Criminalística, Pablo Marinho. 

Contaminação.

Segundo o pesquisador, a contaminação da nota por cocaína ocorre de três formas: pelo usuário, que usa a nota como canudo para aspirar a droga; pelo traficante, que manipula a droga e o dinheiro recolhido com a venda do produto; e pelo contato de uma cédula com a outra. “Nas duas primeiras possibilidades, a nota tem contato direto com a cocaína, por isso a concentração é maior”, disse.

A média de teor da droga nas cédulas foi de 136 microgramas. “É uma quantidade baixa do ponto de vista toxicológico, mas alta do ponto de vista social. O esperado é que não tivesse nenhum rastro”, ressaltou Marinho.

A concentração não é suficiente para causar reação alguma em quem tem contato com a nota, segundo ele. Em contrapartida, a análise desse teor permite aos pesquisadores traçar o perfil da contaminação. Pelo levantamento, a maioria das notas (35%) tinha de dez a 50 microgramas. Mas algumas chegaram a 200 e 300 microgramas e uma delas apresentou 1,1 miligrama, o que fez a média subir para 136 microgramas.

“Nesses casos, é provável que a droga tenha tido contato direto com a cédula, como no tráfico e no consumo”, explicou o pesquisador, embora ele diga que não há um estudo que aponte qual o nível médio de concentração para cada tipo de contaminação.

Marinho informou que o órgão pretendia analisar notas de outros valores, como R$ 10, R$ 20 e R$ 50, o que acabou não se concretizando. “O usuário prefere cédula de maior valor, por serem mais duras e darem maior sustentação”, completou.

Fonte: Portal JH

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

0 Ex-prefeito condenado por obras inacabadas

Foto: Divulgação

Ex-prefeito de Patu foi novamente condenado por Improbidade Administrativa. Segundo acusações do próprio Município que governou, Possidônio Queiroga da Silva Neto não concluiu obras de pavimentação e de construção de quadra poliesportiva, deixando ainda de apresentar as respectivas prestações de contas. A sentença do juiz Bruno Lacerda Bezerra Fernandes foi publicada ontem (26) no Diário da Justiça Eletrônico.

As acusações ocorrem em duas vertentes: ausência de prestação de contas e obras que não foram concluídas, ambas atreladas a convênios celebrados com o Estado do Rio Grande do Norte. Consta do processo que o Tribunal de Contas do Estado, durante inspeção in loco, constatou que a pavimentação de duas ruas não foi realizada, resultando em dano ao erário de R$ 54.930,82. O TCE apontou ainda que, quanto à obra do Convênio nº 011/2008, que versava sobre construção de quadra poliesportiva, foram vistas diversas irregularidades, especialmente quanto à quantidade e qualidade do material utilizado, o que provocou prejuízo aos cofres públicos da ordem de R$ 8.635,55.

“Somando-se as quantias liberadas para execução das obras que não foram empregadas, chega-se à conclusão que a lesão ao erário atingiu a cifra de R$ 63.566,37, conduta considerada ímproba porque ensejou perda patrimonial ao Estado do Rio Grande do Norte”, relatou o magistrado.

Para o juiz Bruno Lacerda “farta prova documental atesta que a conduta do demandado causou lesão ao erário e afrontou o princípio da legalidade, caracterizados os atos de improbidade previstos nos arts. 10 e 11 da Lei nº 8.429/92”. Possidônio Queiroga foi condenado no ressarcimento integral do dano de R$ 63.566,37, acrescidos de juros e atualizado monetariamente. Também sofrerá com a suspensão dos direitos políticos por cinco anos e deverá pagar multa no valor de R$ 10 mil. Com o trânsito em julgado, seu nome será incluído no Cadastro Nacional de Condenações Cíveis por Atos de Improbidade Administrativa, instituído pelo CNJ.


Fonte: TJRN

terça-feira, 26 de agosto de 2014

0 Fumus boni iuris II

Foto:  Reprodução Facebook

A sentença preferida ontem, 25 de agosto pelo TSE que concedeu liminar suspendendo até o julgamento do recurso, a inelegibilidade da candidatura do ex-prefeito de Areia Branca/RN, Manoel Cunha Neto a deputado estadual  trouxe um alívio temporário ao candidato e aliados. 

Junto com o alívio veio um problema para a campanha. A sentença do TSE que suspendeu a condenação de Souza pelo TRE-RN, determinou também o retorno da prefeita Luana Bruno e a saída imediata do vereador Sandro Góis, seu afilhado político do comando do Executivo Municipal de Areia Branca, frustando assim,  os planos do candidato a Assembléia Legislativa que já usava e abusava  do cabo eleitoral e sua "caneta" para beneficiar sua candidatura a deputado estadual.

Sem o apoio da máquina pública e com uma candidatura sub judice, o nome da Costa Branca segue indefinido. 

0 Fumus boni iuris?



Fumus boni iuris traduz-se, literalmente, como “fumaça do bom direito”. É um sinal ou indício de que o direito pleiteado de fato existe. Não há, portanto, a necessidade de provar a existência do direito, bastando a mera suposição de verossimilhança. O retorno de Luana Bruno ao cargo de prefeita de Areia Branca/RN, bem como a candidatura do ex-prefeito Manoel Cunha Neto a deputado estadual,  têm caráter provisório com a liminar concedida pelo TSE nessa segunda. 

Não existe “prego batido e ponta virada” nessa história digna dos melhores capítulos de Odorico Paraguaçu em Sucupira. O mérito do processo que condenou Luana Bruno, sua vice Lidiane Garcia, bem como Bruno Filho e Souza não foi julgado ainda. Portanto, muita água ainda vai passar por debaixo dessa ponte e infelizmente quem vai continuar a sofrer será Areia Branca e seu povo. 


segunda-feira, 25 de agosto de 2014

0 Simon decide disputar reeleição para o Senado

Foto: Facebook

Em reunião encerrada perto das 23h deste domingo (24), o senador Pedro Simon cedeu à pressão do PMDB gaúcho e disputará a reeleição para o Senado. Ele substituirá Beto Albuquerque (PSB), que abdicou da candidatura de senador na semana passada, para compor a chapa presidencial de Marina Silva, na posição de vice.

Com 85 anos, Simon havia anunciado a aposentoria para 31 de janeiro, quando termina seu atual mandato. Nos últimos dias, invocava a idade para se esquivar das pressões. Dizia que seu médico, Fernando Lucchese, desaconselhara sua participação em mais uma campanha eleitoral. Súbito, aposentou a ideia de se aposentar.

Coube ao candidato do PMDB ao governo do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, anunciar a meia-volta: “Houve uma convergência de todos os oito partidos da coligação para o nome do senador Pedro Simon”, disse ele, ao final da reunião realizada na noite passada na sede do diretório gaúcho do PMDB.

O retorno de Simon ao jogo será formalmente anunciado em entrevista programada para esta segunda-feira (25), em Porto Alegre. O movimento deve embaralhar a corrida para o Senado no Estado, hoje polarizada entre os candidatos Lasier Martins, do PDT, e Olívio Dutra, do PT.

Além de pedir votos para si, Simon reforçará o palanque de Marina Silva. Coligado com o PSB, o PMDB gaúcho apoiava a candidatura presidencial de Eduardo Campos. Com a morte dele, transferiu o apoio para Marina. Mas a transferência foi apenas formal.

Na prática, um pedaço da legenda decidiu trabalhar em favor do presidenciável tucano Aécio Neves. Outro naco do PMDB gaúcho, minoritário, prefere a reeleição de Dilma Rousseff. Não porque morre de amores por ela, mas para prestigiar o vice-presidente Michel Temer.

Fonte: Blog do Josias

domingo, 24 de agosto de 2014

0 Quão sustentável é Marina Silva?

Com ideais inatacáveis e biografia extraordinária, Marina Silva segue em fulminante ascensão na disputa pela Presidência pelo PSB.


Marina - Empate técnico com o candidato do PSDB, Aécio Neves (Alexandre Severo/VEJA)

A cena impressiona todos os que já a presenciaram. Sempre que Marina Silva é esperada em algum lugar, à sua chegada faz-se um silêncio reverente. Interrompem-se as conversas, suspendem-se as movimentações e ninguém sai correndo para falar com ela — até que, sentada, mãos cruzadas sobre o colo, tome a iniciativa de dizer a primeira palavra. O semblante severo e o olhar beatífico inspiram esse distanciamento meio fora de lugar em um mundo onde até o papa dispensa rapapés e se mistura alegremente às multidões. Mas esse é o estilo de Marina, reafirmado por sua figura frágil de 50 quilos e 1,65 metro de altura. O que ela diz, em um tom meio palanque, meio sacristia, completa a cena. Marina defende a preservação da Floresta Amazônica, o uso da tecnologia a serviço do meio ambiente, uma política livre de fisiologismos e um mundo sem corrupção. Quem há de ser contra? Se hoje são causas das quais ninguém discorda, é certo que Marina as abraçou antes e com mais afinco que a maioria dos políticos. Bastaria isso para Marina, feita candidata a presidente pela trágica morte de Eduardo Campos, amedrontar os outros concorrentes. Ela foi candidata a presidente em 2010, quando recebeu sólidos 20 milhões de votos.

Mas tem mais.

Perto de sua trajetória de vida empalidecem outras histórias, como a do retirante que foi para São Paulo de pau de arara, virou metalúrgico, sindicalista e presidente. Marina foi seringueira, trabalhou como empregada doméstica, só aos 16 anos aprendeu a ler. Venceu a miséria, a ignorância, a doença e tornou-se líder ambientalista mundialmente reconhecida. Foi deputada, senadora, ministra. Há uma semana ela apareceu tecnicamente empatada com o senador Aécio Neves, candidato do PSDB, segundo a última grande pesquisa do Datafolha. Agora pode até mesmo estar a menos de dois meses de se eleger presidente da República, segundo os dados parciais de pesquisas, sondagens de partidos e de instituições financeiras. Com tantos atributos, circunstâncias favoráveis e experiência política, Marina é, no essencial que se exige de um chefe de Estado, uma esfinge.

(...)

Por Mariana Barros, Veja

sábado, 23 de agosto de 2014

0 Rio Grande do Norte lidera homicídios no Brasil

Houve um aumento de 272% no número de assassinatos entre os anos de 2002 à 2012. No mesmo período, a variação na  taxa de homicídios por cada grupo de cem mil habitantes foi a maior do país – 229,1%.

Reginaldo Barros da Silva, conhecido como Régio, 37 anos, foi morto a tiros por volta das 10h50 de sexta-feira, 22 em Areia Branca. (Foto: Whatsap)

O Rio Grande do Norte contabiliza mais de mil assassinatos somente esse ano. De acordo com o Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania (COEDHUCI/RN), até o último domingo, dia 17, foram contabilizados 1.141 crimes violentos letais intencionais. Deste montante, 982, o que equivale a 86%, foram praticados com armas de fogo.

Em Natal, cidade mais violenta do Estado, o COEDHUCI/RN calcula, no mesmo período, 376 homicídios. Os crimes cometidos com armas de fogo representam 87% desse total, ou seja, 328 assassinatos foram realizados com armas de diversos calibres. Arma branca e espancamento são os outros meios mais utilizados pelos bandidos.

Os números da violência colocaram o RN em duas preocupantes posições no Mapa da Violência 2014 divulgado, em maio passado, pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). O Estado teve o maior percentual de crescimento nos casos de homicídios entre os anos de 2002 e 2012. Houve um aumento de 272% no número de assassinatos. No mesmo período, a variação na  taxa de homicídios por cada grupo de cem mil habitantes foi a maior do país – 229,1%.

O atual cenário assusta a população. Em vários momentos, o titular da secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) Eliéser Girão comentou o assunto. “Morei aqui há alguns anos e não se matava tanto com armas. As brigas e desavenças eram resolvidas de outra forma. Agora, as pessoas resolvem na bala. É preciso desarmar as pessoas, desarmar os espíritos”, diz.

Fonte: Tribuna do Norte

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

0 Sábado BANGALÔ vai BOMBAR!!!


Enfim, um dos eventos mais esperados do ano no Polo Costa Branca irá acontecer neste final de semana em Porto do Mangue/RN. Sábado, dia 23 de agosto, a partir das 23 horas têm CELEBRATION  -  04 ANOS DE BANGALÔ. 

O Restaurante vêm se firmando como um dos melhores espaços gastronômicos da região e a fama do bistrô e seu cardápio de frutos do mar já atravessaram o atlântico. Os amigos e sócios José Menezes e Rodrigo Almeida estão de parabéns pelo excelente atendimento e por transformarem  o Bangalô em sinônimo de bom gosto!

Para celebrar os quatro anos de sucesso do "Banga", a noite  de sábado promete bombar com os shows de Cristina de Holanda, Isaque Galvão e Dj Allyson Medeiros, além de uma decoração psicodélica style Rodrigo Almeida. 

Com atrações musicais maravilhosas, gastronomia incomparável, cervejas na temperatura do polo norte, gente bonita e descolada, o 4º Celebration Bangalô será uma vibe perfeita. Bora!


quinta-feira, 21 de agosto de 2014

0 Morro Pintado sofre com falta de iluminação pública

Foto: Reprodução
A comunidade do Povoado de Morro Pintado da zona rural de Areia Branca/RN vêm sofrendo com a falta de iluminação pública, consequência do abandono que vive a cidade nos últimos anos com a omissão de seus gestores.

A escuridão vem causando apreensão e medo na população local, especialmente por causa da violência que vêm assombrando o município com altas taxas de homicídios, roubos e assaltos. 

É importante ressaltar que a iluminação pública é de responsabilidade exclusiva da Prefeitura, cobrando inclusive uma taxa dos seus munícipes pelo serviço. Cansados de cobrarem dos órgãos competentes da administração municipal por uma solução, pedem uma solução urgente para o problema. 

Veja abaixo o pedido de um morador da comunidade: 

Bom, aqui no Povoado de Morro Pintado a iluminação pública não é suficiente, há pontos em que tudo fica no escuro, há também outras casas que não tem iluminação de postes, como se isso já não bastasse agora temos (2) dois postes que estão com suas lâmpadas queimadas faz algum tempo, então eu liguei para a Cosern, e a mesma me disse que isso era da competência da Prefeitura da cidade, então eu me dirige ao órgão responsável, mas não obtive resposta satisfatória.

Por isso eu gostaria de com todo respeito chamar a atenção do órgão competente para que nos ajude fazendo a devida manutenção e expandindo a iluminação para os pontos que mais precisam. Eu já cobrei pessoalmente, e preciso que todos do povoado também cobrem, pois é um serviço que pagamos com taxas e imposto, muito imposto. Walisson Matias


0 Greve paralisa o TRE, TRT e Justiça Federal

Servidores decidiram pela paralisação na assembleia da última sexta-feira


Foto: Divulgação
A greve por tempo indeterminado dos servidores do Judiciário Federal no Rio Grande do Norte iniciou-se nesta quinta-feira, as 9 horas da manhã, com concentração em frente ao prédio do Tribunal Regional Eleitoral, na Praça André de Albuquerque, no centro da cidade.

A paralisação foi definida em assembleia realizada sexta-feira (15) durante o Apagão Geral da categoria. A reivindicação é pela inclusão do orçamento que contempla o reajuste da categoria na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que deve ser aprovada pelo Executivo até 31 de agosto, prazo que a Presidência da República deve enviar ao Congresso a proposta orçamentária da União para o próximo ano.

A greve no Rio Grande do Norte fortalece a luta nacional dos servidores do Judiciário Federal pela reposição das perdas salariais dos últimos oito anos. O Distrito Federal e os Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Bahia e Rio de Janeiro já estão em greve. Piauí para na próxima segunda-feira (25) e os demais estão se organizando para também cruzar os braços.

O Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Rio Grande do Norte (Sintrajurn), formado pelos servidores do Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho e Justiça Federal, defende a pressão contínua e intensa para que o Supremo Tribunal Federal assuma o papel, enquanto maior instância do Poder Judiciário, e atue na defesa e pela aprovação do reajuste, enfrentando a decisão do governo Dilma de não negociar qualquer proposta salarial.

“Cada Estado que entra em greve, reforça o movimento nacional grevista e encoraja os outros a entrar também, possibilitando com essa pressão que não haja corte no orçamento do Judiciário Federal”, explicou o coordenador geral do Sintrajurn, Leandro Gonçalves.

Durante a greve no Rio Grande do Norte serão realizados piquetes e concentrações em cada um dos Tribunais em greve obedecendo a seguinte programação:

Dia 21 – TRE

Dia 22 – TRT

Dias 25 e 26 – TRE

Dia 27 – TRT

Dia 28 – TRE

Dia 29 – TRT

Serviço:

Concentração para início da greve

Local: Em frente ao prédio do TRE – Praça André de Albuquerque, centro da cidade

Horário: 10 horas

#SemReajusteSemEleição

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

0 Os jovens estão de olho nas eleições — e nos políticos

Serviço criado por Bruno Santos, vencedor do Prêmio Jovens Inspiradores 2013, ajuda eleitores a avaliar promessas de campanha


O que propõem os candidatos à Presidência nas eleições 2014? O que pensam eleitores sobre as propostas? Captar essas informações e apresentá-las à sociedade de maneira clara é o principal objetivo de Bruno Santos, de 26 anos, um dos vencedores do Prêmio Jovens Inspiradores 2013 e um dos criadores do Projeto Brasil, site que reúne informações sobre presidenciáveis e eleitores. "Queremos que o Brasil seja um país mais democrático e esse processo começa pelo acesso à informação", diz.

A motivação do projeto, que até setembro também trará informações sobre os candidatos aos governos estaduais, veio das conversas informais dos sete colegas sobre as eleições. "Percebemos que a maneira como as informações sobre política são divulgadas em geral afastam os cidadãos. Contudo, é um tema imprescindível a todos e facilitar o acesso aos dados se tornou nosso objeto de trabalho", diz. "Mostramos as propostas por área — como saúde, educação e cultura —, usando frases curtas e permitindo que o cidadão compare as ideias de cada candidato sobre um tema."

Além de mostrar informações dos candidatos, o Projeto Brasil permite que os usuários comentem propostas apresentadas e deem notas a cada uma delas. O cadastro é feito com uma conta de e-mail ou de Facebook. Quem utilizar a rede social, pode ainda compartilhar as opiniões na rede e convidar seus amigos a comentar as propostas. "Após as eleições, o site entra em uma nova fase, que permitirá acompanhar se as propostas estão sendo cumpridas e quanto está sendo gasto", diz Santos.

O conteúdo do portal é totalmente gratuito. Mas seus organizadores possuem um plano de negócios que poderá garantir sua sobrevivência. As pesquisas feitas com os visitantes serão vendidas, por exemplo, a candidatos, que podem encomendar análise de opinião segmentada por faixa etária, renda e gênero. Em todo esse processo, o grupo preza pela isenção partidária e pela confiabilidade das informações. "Usamos apenas dados oficiais e informações fornecidas pelos usuários para traçar os perfis."

O interesse pelo assunto nasceu muito antes do lançamento do Projeto Brasil. Formado em ciências econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Santos trabalhou até o primeiro semestre deste ano na São Paulo Negócios, empresa ligada à Prefeitura da capital paulista. Lá, abraçou a missão de agilizar procedimentos burocráticos e elevar a qualidade do serviço público prestado. Saindo do empresa, prepara-se para cursar um MBA no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, onde vai passar os próximos dois anos — sem deixar de lado o Projeto Brasil.

Se você também quer fazer a diferença, inscreva-se no Prêmio Jovens Inspiradores 2014. Promovido por VEJA.com em parceria com Companhia de Talentos, Abril Plug and Play e Chivas, o concurso vai identificar e encorajar estudantes ou recém-formados com idades entre 18 e 34 anos com espírito de liderança e comprometimento permanente com a busca da excelência. O objetivo maior é ajudar a preparar líderes capazes de desatar os nós dos setores público e privado que ainda impedem o Brasil de avançar. O concurso vai premiar dez finalistas com iPads e troféus; quatro grandes vencedores ganharão também bolsas de estudo no exterior e um ano de orientação profissional ("mentoring"). Nesta edição, haverá uma categoria adicional voltada a empreendedores com idades entre 25 e 34 anos: um prêmio de 100.000 reais será destinado ao projeto ou empresa do vencedor.


Por Bianca Bibiano/Veja

terça-feira, 19 de agosto de 2014

0 Retrato cruel da realidade de Areia Branca

Valdenilson Simão foi a 15ª vítima de homicídio em 2014 no município potiguar 


Foto: Reprodução facebook
Em pouco mais de um semestre, Areia Branca já contabiliza o 15º crime de homicídio em 2014. A vítima dessa vez foi Valdenilson Simão, conhecido como Nilsinho, de 26 anos. O jovem foi encontrado já sem vida num terreno baldio no Bairro São João.

A imagem retrata a realidade cruel que vive Areia Branca atualmente, uma cidade abandonada a própria sorte por sucessivos governos incompetentes e corruptos. 

Os governos, tanto federal como estadual, tem sua parcela de culpa nisso, especialmente o do estado, responsável pela segurança pública, bem como o poder judiciário. Contudo, é importante que se diga, que boa parte dessa violência que tem ceifado a vida de tantos jovens, têm origem na omissão dos governos municipais. 

Quais as politicas sociais de Areia Branca para suas crianças, adolescentes e juventude? Boa parte desses jovens têm se perdido nas drogas pela falta de perspectivas no futuro. Sem esporte, cultura, lazer, qualificação profissional e emprego, se tornam alvos fácies para o trafico e criminalidade. 

Enquanto Areia Branca colocar as cores partidárias acima dos interesses da cidade, votar unicamente por favores pessoais e fechar os olhos para a corrupção de seus representantes políticos, não haverá esperança para a paz, nem progresso social e econômico.


segunda-feira, 18 de agosto de 2014

0 Datafolha: se a eleição fosse hoje, haveria segundo turno

Pesquisa é 1ª com Marina em cenário como possível substituta de Campos. No levantamento anterior, Dilma tinha 36%, Aécio, 20%, e Campos, 8%.



Pesquisa feita pelo Datafolha para o jornal "Folha de S.Paulo" divulgada na edição desta segunda-feira (18) mostra Dilma Rousseff (PT) com 36% das intenções de voto para presidente, seguida de Marina Silva (PSB), com 21%, e Aécio Neves (PSDB), com 20%.

É a primeira pesquisa que inclui um cenário em que a ex-senadora Marina Silva é o possível nome do PSB no lugar do ex-governador Eduardo Campos, que morreu na quarta-feira (13), em um acidente de avião. O PSB ainda não definiu se Marina será a candidata substituta, mas lideranças dão a escolha como certa.

No levantamento anterior do Datafolha, realizado nos dias 15 e 16 de julho e divulgado no dia 17, Dilma tinha 36%, Aécio, 20%, e Eduardo Campos, 8%.

O percentual de entrevistados que disseram não saber em quem votar ou que não responderam foi de 14% em julho e agora atingiu 9%. Brancos e nulos eram 13%; agora são 8%. O quarto colocado na pesquisa, pastor Everaldo (PSC), aparece com 3% das intenções de voto; no levantamento anterior, tinha os mesmos 3%.

A pesquisa mostra que, se a eleição fosse hoje, haveria segundo turno: Dilma teria 36% contra 46% da soma dos demais candidatos. Na pesquisa anterior, Dilma tinha 36% contra 36% dos demais, o que indicava uma incerteza sobre a necessidade de segundo turno.

O resultado da atual pesquisa mostra que, se for confirmada candidata do PSB no lugar de Campos, Marina começa a campanha em situação de empate técnico com Aécio Neves, numericamente à frente do tucano: 21% a 20%, dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais.

Marina larga também em situação de empate técnico com Dilma na simulação de segundo turno: Marina com 47% e Dilma com 43%. O Datafolha não pesquisou um cenário entre Marina e Aécio. No cenário entre Dilma e Aécio, a petista tem 47%, e o tucano, 39%.

O levantamento foi encomendado pelo jornal “Folha de S.Paulo”. O Datafolha ouviu 2.843 eleitores em 176 municípios nos dias 14 e 15 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00386/2014.


 

Aldo Almeida - Direto ao assunto! Copyright © 2013 - |- Desenvolvido por: Gildson - |- seu site nas melhores mãos GSites